A busca por loteamentos para construção de moradias ou revenda aumentou consideravelmente pós-pandemia do Corona vírus, tanto em condomínios residenciais fechados, como não. Com o agravante do isolamento social e a crescente demanda de trabalho em escritório dentro de casa, o dito home office, aconteceram grandes transformações no mercado imobiliário.
As pessoas agora visam uma melhor qualidade de vida, com mais espaços ao ar livre, por exemplo, vantagem que a moradia em casas proporciona. Com o intuito de fugir das aglomerações que podem acontecer em edifícios residenciais de apartamentos, as famílias passaram a priorizar mais os ambientes arejados, com mais áreas verdes e espaços amplos, por isso virou tendência a compra de lotes, inclusive estima-se que no período do mês de março até agosto deste ano de 2020 houve um crescimento de 200% nas vendas de terrenos do país, em comparação aos números do ano de 2019 no mesmo período de tempo.
De acordo com imobiliárias e empresas do setor, a busca por outros bens que se enquadram neste perfil, com espaços abertos, porém privativos, como um quintal, varanda, sacada e opções de lazer individuais, também entram nesse pacote de imóveis mais procurados pós-crise do Covid, inclusive, há muitos modelos de residências que podem ser construídos nos lotes/terrenos: chácaras, casas de campo/veraneio ou mesmo erguer sua casa ou negócio próprio.
Compra de lotes é vantajosa para vários perfis de clientes
Uma vez que se trata de um investimento seguro, rentável e que pode gerar bons lucros a médio e longo prazo, a compra de lotes é considerada um dos investimentos mais vantajosos do mercado imobiliário.
Muitos investidores compram terrenos para revender, pois, a valorização dos mesmos é excelente e praticamente garantida com o passar dos anos por ser um bem durável, ele não sofre baixas no seu valor. Outro objetivo destes compradores também é a construção de imóveis para comercialização, seja para venda ou locação.
Pequenos construtores são os principais compradores de lotes, transformam sua aquisição em um produto, ou seja, numa casa que será colocada para venda, lembrando que o preço do loteamento com construção pronta ganha muito mais valor.
Conforme explica um professor de Negócios Imobiliários da FGV: "A questão da compra de lotes é algo cultural do brasileiro, especialmente a geração mais velha, que sente mais segurança em investir em um pedaço de terra". Mas, o fato é que a demanda cresceu em todos os perfis, popular, médio e alto padrão, afinal, não existe casa sem lote.
Outro detalhe que faz valer a pena esta aquisição é que quando o cliente não possui uma renda necessária para a compra de uma propriedade pronta, o investimento no loteamento para a construção é uma ótima opção, pois, o próprio comprador delimita quanto irá gastar com sua obra, faz seu orçamento pessoal , e fora que há maiores facilidades de pagamento na compra deste bem, o financiamento é mais atrativo com condições diferenciadas de parcelamento, aberto a negociações, devido que em sua maioria, o acesso ao crédito é menos burocrático e os juros são mais acessíveis.
Com todas estas informações e dados podemos prever um pouco do futuro do ramo imobiliário, e para qual lado os profissionais do setor podem focar mais. Vale enfatizar, que mesmo sendo tão vantajosa e atrativa pelas facilidades, a aquisição de lotes não deixa de ser uma compra de um bem de valor e como em qualquer outro fechamento de negócio requer atenção aos detalhes, principalmente com a documentação, suas regularizações e permissões de construção junto ao plano diretor do município em que se encontra.